13 de novembro de 2006

Parabéns nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de VIDA. Para a FIXAÇÃO PROIBIDA uma salva de letras!

Ericeira.
Ponta Pontão Praia Pescadores.
13 de Novembro 2005 - 13 de Novembro 2006
07:34 - 07:48



*****
Caros Amigos & Inimigos:
“Presunção e água benta... cada um toma a que quer!” – Para mim. Hoje, sai uma caneca! Á Vossa! A Todos.
Há 366 dias, pelas 22h, no dia 13 de Novembro foi criado e feito o upload da primeira photo-graphia no Fixação Proibida enquanto blog. Um stencil meu. O meu stencil. O meu personal logo. O cavalo. O Devir. Hoje [re]evoluido um ano, cerca de 13.000 e uma média diária de 40 visitas por dia, o que sinto relativamente a este projecto é o de missão cumprida.
Missão cumprida, primeiro porque o conceito 1ª foto por dia sob 6 temas em rotação foi respeitado e consiste numa ideia original que se cristalizou e acabou por resultar num exercício fotográfico com um objectivo e conceito único(s). Por exemplo, e por uma natural coincidência o tema de hoje é: Stencil. Se não fosse, confesso, poria este trabalho na mesma. Desculpem lá.
Segundo, porque me permitiu uma experiência pessoal, fotográfica e editorial muito além de qualquer expectativa inicial e que diariamente galopou para um permanente sentimento de desafio para comigo mesmo que influenciou directa e indirectamente a minha vida pessoal. E profissional. Fixei-me. Fixei-me numa responsabilidade de fazer sempre mais e melhor. De acrescentar algo mais porque tenho essa liberdade e simplesmente a celebro. E partilho. Esta dedicação por prazer e amor à comunicação, imagem e arte acabou por me mandar de encontro a: perspectivas, locais, análises, avaliações, alienações, opções e decisões, optimizações de tempo e recursos, aventuras, pessoas, diferenças e trocas de experiências que de outra forma nunca teriam acontecido. Evolução? Sinto que sim.
Em terceiro lugar porque com três máquinas digitais diferentes captei dezenas de milhares de momentos e trabalhos. Na sua grande maioria efémeros. E que ficaram. Um espólio de e para todos os que comunicaram, comunicam, que se interessam por imagem, por formas de expressão, por tendências e questões sociais, por urbanismo, e por arte. Ou não.
Em quarto lugar porque antecipou tendências (não foi?), foi “picada”, criou um estilo, um mito, uma marca, é amada e odiada. Um orgulhoso exemplo disso é, entre todos os que vejo a “fixar” paredes, o projecto Gatilho. Desenvolvido pela Karina Alves no Porto, que no passado Sábado dia 11 de Novembro no bar Pinguim da Ribeira fez a sua primeira exposição de fotografia. Props para DevilSpit que cresceu. Interiormente, porque é pequenina. Mas gigante ao mesmo tempo.
Assumo que um primeiro aniversário consiste no encerramento de um ciclo. Que dará inicio a um novo. Novo, porque na sua génese a Fixação Proibida sempre encerrou em si o desejo de edição de um livro que só agora reúne material, maturidade, uma conjectura e uma estratégia para que venha finalmente a ser uma realidade. Ou realidades. A partir de hoje, e com base em todo o trabalho já desenvolvido de captação, de selecção, de tratamento e organização vou apontar energias para trabalhar um projecto editorial e respectivo contexto enquanto produto. Para quem o respeitar, quiser e tiver a capacidade de o tornar uma realidade. É nesta direcção que vou. É nesta direcção que tenho de continuar a ir. Pela criatividade inerente a todo o processo. Por todo o investimento já efectuado. Pela concretização, pelo prazer que me dá, pela responsabilidade de acréscimo literário e informativo, pela abertura de consciências que se tornou numa forma de estar e viver intensamente a Grande Dádiva. A Vida.
Obrigado Dona Luisa por ser possível. Young aprentice i’am.
Obrigado a TODOS os que acreditaram, acompanham e canalizam boa energia nesta direcção. 
Viva a Luz! Viva Lisboa! Viva a Criatividade nacional e a celebração de uma desejada Liberdade de expressão!
Perdoem o alongamento frenético, mas estou...
Fixadamente Feliz.
Devir

15 comentários:

Anónimo disse...

PARABÉNS gajoooooo!
Q tudo continue a correr bem, já sabes q a minha boa energia tb é canalizada para ti. Se precisares de contactos p o livro diz qq coisa. Abracinho

Anónimo disse...

Mais uma porrada de anos!
Parabéns!!!

Abraço Bolástiko

Anónimo disse...

Muuuuuuiiiitos parabéns à Fixaçãozinha e ao Fixador!! :]

Platero disse...

Parabéns

Eu já fotografei este cavalo na Ericeira, nos muros do Hotel Turismo da Ericeira, e também já o postei no Clikportugal, há algum tempo.

Um abraço e continua

Ana disse...

Congratulations Darling ...

More Positive Vibes for you
e para o projecto também hehehe
:)

Anónimo disse...

Presunção??? Para quê falar de presunção quando se é bom naquilo que se faz. Conheço muito pouco do teu trabalho, mas apercebo-me que alia duas virtudes excepcionais: o talento e o esforço.
P'ro ano falamos... Muitos anos de vida!

Anónimo disse...

OOOOOOOOOOOOOOOOO E NINGUÉM PÁRA O O TENRAS ALE OOOOOOOOOOO....PARABÉNS E A CONTINUAÇÃO MUITOS E BONS POSTS POR MUITOS E BONS ANOS.

ENERGIA???? MANUEL TU ÉS A ENERGIA E A PROVA TÁ AQUI FIXADA .. O RESTO Q SE FODA MESMO, NINGUÉM TE VAI CONSEGUIR PARAR...

VAI DEVIR CORRE SEMPRE ASSIM SELVAGEM E INDOMÁVEL.

GRANDE ABRAÇO... PUTAS, LINGUIÇA E VINHO TINTO DE PREFERÊNCIA "CHARAMBA" CUM CARAMBA!

TONY

K disse...

Inimigos? Que inimigos?! Essa ainda não me tinhas contado...

Questões de somenos importância à parte os meus muitos PARABÉNS. A ti. Pelo que fazes, mas principalmente pela maneira como o fazes. Pelo que dás e partilhas. Por seres genuíno. Só assim também foi possível eu seguir em frente. E a ti, mais uma vez, só te posso agradecer teres me dado uma outra perspectiva de como podia fotografar o que eu já andava a fixar e, toscamente, a registar, e assim explorar uma das coisas que mais me faz sentir viva: a fotografia.

Eu só espero conseguir o equivalente a um ano. Porque eu sei que tu continuarás a fazê-lo. Sempre.

BEM HAJAS!

Anónimo disse...

muitos parabens!!! a persistencia é uma arma. tu dominas!
beijos.. e quem me dera poder in-cubar-me também!!!!!!

[A] disse...

Força nisso!

Anónimo disse...

sabes tanto,
dás-lhe tanto,
és tão rato...

gosto de saber k acreditas em ti,
gosto de saber k te dás valor,
gosto de saber k vives os teus sonhos...
...as tuas ideias...
...as tuas cenas...
...as tuas viagens na batata...
gosto de saber k és assim e k és mto mais...mas disto tu já sabes, não sabes?

que venham os próximos anos,
as próximas ideias fixas,
os próximos projectos...
...estamos cá para isso.

Anónimo disse...

De poucas palavras mas muitas ;)
1 carinhoso (k)

Anónimo disse...

Parabéns puto.
Parabéns pelo teu trabalho continua........

Carpinteiro disse...

Muitos parabéns por este ano que já passou e boa sorte para o projecto - que continue a crescer e a evoluir, enriquecendo a blogoesfera com a criatividade que corre nas nossas ruas!

Anónimo disse...

ainda nao me disses te ,o que me querias dizer ,na festa d palacio.... mas eu nao deixo nada p´ra traz...e digo te já.................

PA RA BEN S