13 de novembro de 2006

Parabéns nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de VIDA. Para a FIXAÇÃO PROIBIDA uma salva de letras!

Ericeira.
Ponta Pontão Praia Pescadores.
13 de Novembro 2005 - 13 de Novembro 2006
07:34 - 07:48



*****
Caros Amigos & Inimigos:
“Presunção e água benta... cada um toma a que quer!” – Para mim. Hoje, sai uma caneca! Á Vossa! A Todos.
Há 366 dias, pelas 22h, no dia 13 de Novembro foi criado e feito o upload da primeira photo-graphia no Fixação Proibida enquanto blog. Um stencil meu. O meu stencil. O meu personal logo. O cavalo. O Devir. Hoje [re]evoluido um ano, cerca de 13.000 e uma média diária de 40 visitas por dia, o que sinto relativamente a este projecto é o de missão cumprida.
Missão cumprida, primeiro porque o conceito 1ª foto por dia sob 6 temas em rotação foi respeitado e consiste numa ideia original que se cristalizou e acabou por resultar num exercício fotográfico com um objectivo e conceito único(s). Por exemplo, e por uma natural coincidência o tema de hoje é: Stencil. Se não fosse, confesso, poria este trabalho na mesma. Desculpem lá.
Segundo, porque me permitiu uma experiência pessoal, fotográfica e editorial muito além de qualquer expectativa inicial e que diariamente galopou para um permanente sentimento de desafio para comigo mesmo que influenciou directa e indirectamente a minha vida pessoal. E profissional. Fixei-me. Fixei-me numa responsabilidade de fazer sempre mais e melhor. De acrescentar algo mais porque tenho essa liberdade e simplesmente a celebro. E partilho. Esta dedicação por prazer e amor à comunicação, imagem e arte acabou por me mandar de encontro a: perspectivas, locais, análises, avaliações, alienações, opções e decisões, optimizações de tempo e recursos, aventuras, pessoas, diferenças e trocas de experiências que de outra forma nunca teriam acontecido. Evolução? Sinto que sim.
Em terceiro lugar porque com três máquinas digitais diferentes captei dezenas de milhares de momentos e trabalhos. Na sua grande maioria efémeros. E que ficaram. Um espólio de e para todos os que comunicaram, comunicam, que se interessam por imagem, por formas de expressão, por tendências e questões sociais, por urbanismo, e por arte. Ou não.
Em quarto lugar porque antecipou tendências (não foi?), foi “picada”, criou um estilo, um mito, uma marca, é amada e odiada. Um orgulhoso exemplo disso é, entre todos os que vejo a “fixar” paredes, o projecto Gatilho. Desenvolvido pela Karina Alves no Porto, que no passado Sábado dia 11 de Novembro no bar Pinguim da Ribeira fez a sua primeira exposição de fotografia. Props para DevilSpit que cresceu. Interiormente, porque é pequenina. Mas gigante ao mesmo tempo.
Assumo que um primeiro aniversário consiste no encerramento de um ciclo. Que dará inicio a um novo. Novo, porque na sua génese a Fixação Proibida sempre encerrou em si o desejo de edição de um livro que só agora reúne material, maturidade, uma conjectura e uma estratégia para que venha finalmente a ser uma realidade. Ou realidades. A partir de hoje, e com base em todo o trabalho já desenvolvido de captação, de selecção, de tratamento e organização vou apontar energias para trabalhar um projecto editorial e respectivo contexto enquanto produto. Para quem o respeitar, quiser e tiver a capacidade de o tornar uma realidade. É nesta direcção que vou. É nesta direcção que tenho de continuar a ir. Pela criatividade inerente a todo o processo. Por todo o investimento já efectuado. Pela concretização, pelo prazer que me dá, pela responsabilidade de acréscimo literário e informativo, pela abertura de consciências que se tornou numa forma de estar e viver intensamente a Grande Dádiva. A Vida.
Obrigado Dona Luisa por ser possível. Young aprentice i’am.
Obrigado a TODOS os que acreditaram, acompanham e canalizam boa energia nesta direcção. 
Viva a Luz! Viva Lisboa! Viva a Criatividade nacional e a celebração de uma desejada Liberdade de expressão!
Perdoem o alongamento frenético, mas estou...
Fixadamente Feliz.
Devir

16 comentários:

Ana Pereira disse...

PARABÉNS gajoooooo!
Q tudo continue a correr bem, já sabes q a minha boa energia tb é canalizada para ti. Se precisares de contactos p o livro diz qq coisa. Abracinho

Mr Bola disse...

Mais uma porrada de anos!
Parabéns!!!

Abraço Bolástiko

bisc8 disse...

Muuuuuuiiiitos parabéns à Fixaçãozinha e ao Fixador!! :]

Platero disse...

Parabéns

Eu já fotografei este cavalo na Ericeira, nos muros do Hotel Turismo da Ericeira, e também já o postei no Clikportugal, há algum tempo.

Um abraço e continua

Ana disse...

Congratulations Darling ...

More Positive Vibes for you
e para o projecto também hehehe
:)

Adriana disse...

Presunção??? Para quê falar de presunção quando se é bom naquilo que se faz. Conheço muito pouco do teu trabalho, mas apercebo-me que alia duas virtudes excepcionais: o talento e o esforço.
P'ro ano falamos... Muitos anos de vida!

Anónimo disse...

OOOOOOOOOOOOOOOOO E NINGUÉM PÁRA O O TENRAS ALE OOOOOOOOOOO....PARABÉNS E A CONTINUAÇÃO MUITOS E BONS POSTS POR MUITOS E BONS ANOS.

ENERGIA???? MANUEL TU ÉS A ENERGIA E A PROVA TÁ AQUI FIXADA .. O RESTO Q SE FODA MESMO, NINGUÉM TE VAI CONSEGUIR PARAR...

VAI DEVIR CORRE SEMPRE ASSIM SELVAGEM E INDOMÁVEL.

GRANDE ABRAÇO... PUTAS, LINGUIÇA E VINHO TINTO DE PREFERÊNCIA "CHARAMBA" CUM CARAMBA!

TONY

K disse...

Inimigos? Que inimigos?! Essa ainda não me tinhas contado...

Questões de somenos importância à parte os meus muitos PARABÉNS. A ti. Pelo que fazes, mas principalmente pela maneira como o fazes. Pelo que dás e partilhas. Por seres genuíno. Só assim também foi possível eu seguir em frente. E a ti, mais uma vez, só te posso agradecer teres me dado uma outra perspectiva de como podia fotografar o que eu já andava a fixar e, toscamente, a registar, e assim explorar uma das coisas que mais me faz sentir viva: a fotografia.

Eu só espero conseguir o equivalente a um ano. Porque eu sei que tu continuarás a fazê-lo. Sempre.

BEM HAJAS!

LightFragments disse...

muitos parabens!!! a persistencia é uma arma. tu dominas!
beijos.. e quem me dera poder in-cubar-me também!!!!!!

@ disse...

Força nisso!

Gustavo Pimenta disse...

Yo!

Continua o bom trabalho!

Hug!

Anónimo disse...

sabes tanto,
dás-lhe tanto,
és tão rato...

gosto de saber k acreditas em ti,
gosto de saber k te dás valor,
gosto de saber k vives os teus sonhos...
...as tuas ideias...
...as tuas cenas...
...as tuas viagens na batata...
gosto de saber k és assim e k és mto mais...mas disto tu já sabes, não sabes?

que venham os próximos anos,
as próximas ideias fixas,
os próximos projectos...
...estamos cá para isso.

ela anda a partir pedra e eu nas tintas disse...

De poucas palavras mas muitas ;)
1 carinhoso (k)

nuno Antunes (Cavaleiro) disse...

Parabéns puto.
Parabéns pelo teu trabalho continua........

Carpinteiro disse...

Muitos parabéns por este ano que já passou e boa sorte para o projecto - que continue a crescer e a evoluir, enriquecendo a blogoesfera com a criatividade que corre nas nossas ruas!

Bethania"maria becas" disse...

ainda nao me disses te ,o que me querias dizer ,na festa d palacio.... mas eu nao deixo nada p´ra traz...e digo te já.................

PA RA BEN S