Operação Fino Feno (O.F.F.365) é um projecto diário de
investigação que viu o seu início no dia 1 de Janeiro de 2015.
Durante os 365 dias de 2015, foi produzida uma obra em
formato A5 (14,8 x 21cm) correspondente a cada dia do ano de 2015. Se tal não
aconteceu, uma «dívida» ficou por realizar e como tal foi reposta
posteriormente partindo de notas agendadas, apontamentos, recolha de materiais
e registos fotográficos.
Para o efeito foi usado carvão, grafite, aguarela,
acrílicos, óleo, pigmentos vários, fixadores, fotografias originais, recortes,
carimbos e moldes de forma conjugada ou não.
Ao longo do ano, 20 folhas foram entregues a artistas com
quem estive, trabalhei e conheci para que amavelmente me auxiliassem e com o seu contributo para o volume anual.
O.F.F.365 não é um diário gráfico ou caderno de estudos.
Cada dia foi iniciado com a intenção de compor uma obra a partir de uma
ideia/conceito. Não são os estudos, necessários em alguns dias/obras, são a
arte final cujo resultado, ficou fechado e assinado. Cada dia/obra constitui um
momento de criação único e ao resultado desta soma pode ser chamado de
monografia, mapa, colecção, catálogo, livro ou enigma.
9 exemplos de dias/obras: 1, 3, 8, 14, 20 e 25 de Jan. 4 e
11 de Fev.
Este projecto teve o seu primeiro momento expositivo integrado
na primeira edição do festival Paratíssima (20 a 24 de Julho de 2016). Uma
intervenção no espaço público realizada em Lisboa no Largo das Escadinhas de
São Miguel em Alfama.
Medidas da fachada a intervir.
Simulação da integração do projecto apresentada no dossier de candidatura do Paratíssima 2016.
Vista do resultado da intervenção O.F.F.365 em papel impresso. 20 de Julho de 2016.
Tomo I, II e Descritivo. Cada dia/obra foi reduzido em 3%
relativamente aos originais.
Volvidos 57 dias desde a sua instalação passei a considerar
o largo das escadinhas de São Miguel em Alfama um lugar muito especial. Ali
passei o verão de 2016. Todos os dias observei e analisei as
várias dinâmicas do espaço e a integração de O.F.F.365. Dia após dia
representei o projecto, integrei-o em várias as línguas e linguagens para as
mais distintas sensibilidades como um fruto de Lisboa. As centenas de pessoas que conheci e reconheci directamente pelo trabalho realizado, na oposição de um ano de atelier em estudo, produção e arquivo constituíram uma experiência que não esquecerei.
Volvidos os 4 dias do Paratíssima foi-me dada a liberdade de manter e continuar a representar a instalação. Tinha início a segunda fase do projecto.
O.F.F.365 e eu fomos integrados, abraçados e
protegidos por toda a comunidade envolvente do bairro. Estimo ter sido vista,
fotografada e analisada no local por cerca de 50 mil pessoas, que durante todos
os dias e noites subindo ou descendo as escadinhas de São Miguel foram surpreendidas pela
integração de uma intervenção com as diversidade, dimensões, cor, conceito e
liberdade de expressão de O.F.F.365. Uma «surpresa», que pela sua complexidade
e estrutura cronológica por norma seria vista em galeria ou museu e certamente por um
público mais restrito. Por isto, devo o meu agradecimento
à organização do Paratíssima, pela possibilidade de integração do espaço público elevando-o a galeria a céu
aberto na zona histórica de Alfama e com livre acesso a todos os
públicos.
14 de Setembro. O.F.F.365 esteve
exposta ao público durante 57 dias. Contudo, com as primeiras chuvas e sem
protecção, toda a instalação ficou bastante danificada tendo de ser
integralmente removida.
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