28 de março de 2023

Última Ceia

 

Black Rhino, Ciceros bicornis, Critically Endangered | Orangutan, Pongo abelii pygmaeus, Critically Endangered | Tiger, Panthera tigris, Endangered | Ivory-Billed Woodpecker, Campephilus principalis, Possibly Extinct | Polar Bear, Ursus maritimus, Endangered | Mediterranean monk seal, Monachus monachus, Critically Endangered | Saola, Pseudoryxnghetinhensis, Critically Endangered | African Wild Dog, Lycaon pictus, Endangered |Amur Leopard, Panthera pardus orientalis, Critically Endangered | Snowy Owl, Bubo scandiacus, Vulnerable | Ring-Tailed Lemur, Lemur catta Endangered | Red Panda, Ailurus fulgens, Endangered | Mother Nature, Critically endangered

Nature's Last Supper. 2023

Patricia Mariano


“Reerguei sem mais tardar, a barra do vosso destino no planeta Terra; vós torturais a Vida nele e amputai-vos do que pode haver de mais belo em vós: a simplicidade do coração. Nós vos propomos que colaboreis connosco. É uma taça que vos estendemos, uma taça outrora oferecida e desdenhada, preferindo a junção forçada dos nossos dorsos com as vossas selas. Essa taça é a do perdão. Nós perdoamo-vos os milénios de sujeições, de pancada e de massacres. Nós perdoamo-vos a morte lenta em campos de chapa ondulada e nas mesas geladas de laboratórios. Nós perdoamos tudo isso e mais ainda porque vós não sabíeis mais… porque havíeis esquecido… Mas hoje, porque os tempos não vos permitem mais ter os olhos fechados, nós receamos que não vos perdoeis a vos próprios. O nosso pacto não assenta no esquecimento, mas na reconciliação. A “lei da selva” é a tirania da bestialidade e essa, fostes vós, que a inventaste inteiramente. Brevemente, uma parte do nosso povo terá desaparecido e com ela será um pouco da vitalidade do planeta, do seu equilíbrio, e, portanto, do vosso, que desaparecerá. A colaboração que vos oferecemos só pode manifestar-se por um portal: o do amor. Nós aceitamos continuarmos a acompanhar-vos, a servir-vos, se o desejardes, mas só o amor poderá fazer com que a nossa carne e a nossa força não vos envenenem e, sobretudo, que a vossa alma não adoeça. Nós nunca fomos os instrumentos que vos imaginastes com agrado, mas companheiros numa estrada cujas emboscadas vós forjáveis à vossa vontade. Eis porque hoje pedimos o vosso respeito… porque vós poderíeis dentro em pouco chegar ao ponto de não vos respeitardes e de negardes até o próprio universo. Acordai!”.

Ursus Maritimus



1 comentário:

Ursus Maritimus disse...

“Reerguei sem mais tardar, a barra do vosso destino no planeta Terra; vós torturais a Vida nele e amputai-vos do que pode haver de mais belo em vós: a simplicidade do coração. Nós vos propomos que colaboreis comosco. É uma taça que vos estendemos, uma taça outrora oferecida e desdenhada, preferindo a junção forçada dos nossos dorsos com as vossas selas. Essa taça é a do perdão. Nós perdoamo-vos os milénios de sujeições, de pancada e de massacres. Nós perdoamo-vos a morte lenta em campos de chapa ondulada e nas mesas geladas de laboratórios.
Nós perdoamos tudo isso e mais ainda porque vós não sabíeis mais… porque havíeis esquecido… Mas hoje, porque os tempos não vos permitem mais ter os olhos fechados, nós receamos que não vos perdoeis a vos próprios. O nosso pacto não assenta no esquecimento, mas na reconciliação. A “lei da selva” é a tirania da bestialidade e essa, fostes vós, que a inventaste inteiramente. Brevemente, uma parte do nosso povo terá desaparecido e com ela será um pouco da vitalidade do planeta, do seu equilíbrio, e, portanto, do vosso, que desaparecerá. A colaboração que vos oferecemos só pode manifestar-se por um portal: o do amor. Nós aceitamos continuarmos a acompanhar-vos, a servir-vos, se o desejardes, mas só o amor poderá fazer com que a nossa carne e a nossa força não vos envenenem e, sobretudo, que a vossa alma não adoeça. Nós nunca fomos os instrumentos que vos imaginastes com agrado, mas companheiros numa estrada cujas emboscadas vós forjáveis à vossa vontade. Eis porque hoje pedimos o vosso respeito… porque vós poderíeis dentro em pouco chegar ao ponto de não vos respeitardes e de negardes até o próprio universo. Acordai!”.